Trata-se de um livro que aborda a temática dos museus de uma forma didática e lúdica.
Celso Sisto, em resenha, explicita:
"O autor começa avisando logo que os museus não precisam ser de coisas conhecidas ou certinhas, e manda de imediato “o museu desmiolado”, pra gente entender de cara que sua poesia é brinquedo, é musicalidade, é inversão, é criação do inesperado, é jogo. Nos 21 poemas do livro o autor anuncia que seu fazer poético é só um jeito de encontrar a palavra mais adequada pra caber no espaço amplo da imaginação, com um fio musical invisível, que vai atando tudo!
A idéia geral do livro (coisa típica dos museus, como classificar e catalogar) é desconstruída e reconstruída todo o tempo. O tom maior é o da brincadeira, do divertimento. Mas também pode ser serio e comportado quando diz que o museu da solidão nem é sólido, nem é líquido, é íntimo. Bonito demais!"
O autor, em seu site, descreve da seguinte forma:
"O Museu Desmiolado é um museu de museus. Estranho, divertido, improvável, ele esconde os museus mais estapafúrdios, curiosos e engraçados. O museu do assobio, o museu do vento, o museu do botão... O museu sem nome, o museu das palavras esquecidas, o museu da solidão... Ai de quem olhar para o ponteiro errado no museu dos relógios parados. Tem museu pra quem tem apelido e pra quem gosta de ver tudo invertido. Tem museu do chulé, museu dos palíndromos, museu que se vai a pé e museu que se sai sorrindo. No museu do silêncio, ninguém pode dar um pio e o museu sinistro dá até arrepio. É... o Museu Desmiolado é mesmo um museu destrambelhado, onde todo dado é redondo e todo ovo quadrado.
E como se não bastassem poemas tão inventivos e museus tão singulares, o sexto sentido da Graça Lima e sua excelência nas ilustrações chegam pra darem um toque todo particular ao livro. Cada poema ganhou uma ilustração pra lá de surpreendente, e cada museu ganhou cores e formas que enchem os olhos da gente!"
Obra: Museu Desmiolado
Autor: Alexandre Brito
Ilustrações: Graça Lima
Editora: Projeto
Ano: 2011
Oi Pessoal do IPHAN Santa Catarina!
ResponderExcluirFico super contente em ver o Desmiolado divulgado por vocês.
Uma alegria e um reconhecimento. Contém comigo para divulgar a importância do nosso patrimônio material e imaterial.
Aproveito pra noticiar que o Museu Desmiolado recebeu a distinção do Prêmio Os 30 Melhores Livros Infantis da Crescer. Juntamente com lançamentos de autores nacionais e internacionais, o Desmiolado figura como um título de alta relevância.
no link a página da Crescer com todos os títulos premiados:
http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI307946-17759,00-OS+MELHORES+LIVROS+INFANTIS+DO+ANO.html