15 de agosto de 2013

IPHAN assina Termo de Cooperação com o Museu do Mar em Santa Catarina



Museu do Mar
Um acordo entre diversas instituições proporcionou ao Museu Nacional do Mar – Embarcações Brasileiras, em São Francisco do Sul (SC), a gestão por meio de um Conselho Gestor. O Termo de Cooperação foi assinado na última segunda-feira, dia 12 de agosto, entre o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em Santa Catarina (IPHAN-SC), Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esportes; Fundação Catarinense de Cultura Santa Catarina Turismo (SANTUR), Porto de São Francisco do Sul, Prefeitura Municipal, Associação dos Amigos do Museu Nacional do Mar e o benemérito Amyr Klink.
Com a parceria, o novo conselho vai trabalhar pela manutenção, valorização, e o desenvolvimento do museu, buscando que a comunidade definitivamente se aproprie dele.
O Museu Nacional do Mar possui um acervo composto por 91 embarcações em tamanho original, cerca de 150 miniaturas expostas na sala do modelismo e a Coleção Alves Câmara do séc. XXI, uma reprodução da coleção original que se encontra no espaço cultural da Marinha, no Rio de Janeiro. A ideia de reproduzi-la em escala de 1:25 foi estimulada pelo navegador Amyr Klink resulta hoje em uma coleção com 88 modelos de embarcações tradicionais de todo o Brasil, além dos modelos da coleção real. A confecção da Coleção Alves Câmara conta com a colaboração, dos modelistas Carlos Heitor Chaves, Luiz Lauro Pereira Junior e Conny Baumgart. Todo acervo do Museu Nacional do Mar foi tombado pelo IPHAN em 2010.
O Museu Nacional do Mar abriga também o acervo da Biblioteca Kelvin Palmer Rothier Duarte, formada por mais de 1,5 mil volumes de temática naval, incluindo obras raras, fotografias, desenhos e cartas náuticas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário