2 de fevereiro de 2011

Termina a Obra de restauro da Antiga Alfândega de Florianópolis

 A Antiga Alfândega de Florianópolis, tombada em 1975 como patrimônio nacional é um notável exemplar da arquitetura oficial brasileira, constituindo-se em uma das poucas construções genuinamente neoclássicas de Santa Catarina. O prédio atual foi inaugurado em 1876, depois da explosão seguida de incêndio que destruiu o edifício, que então abrigava a Alfândega.
               A Obra de Conservação e Restauração da Cobertura e das Fachadas da Antiga Alfândega de Florianópolis foi uma Tomada de Preço, com valor total de R$ 447.687,00. A empresa responsável foi a CONEX CONSTRUÇÕES E EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS LTDA EPP, de Curitiba/PR, e a obra foi iniciada em dezembro de 2009. 
Os serviços executados priorizaram as diversas infiltrações existentes na edificação, que estavam comprometendo o estado de conservação dos materiais construtivos e decorativos tanto das fachadas quanto das paredes internas. Como toda obra de restauro, os serviços iniciaram-se pelo telhado, pois após diversas análises por parte dos técnicos do IPHAN-SC sobre as intervenções anteriores, optou-se na substituição total das telhas do vão central e troca dos dutos pluviais, assim como a impermeabilização das calhas de todo o perímetro da edificação. 
         Todos os materiais aplicados nos serviços realizados, tanto na recomposição das argamassas de revestimento das fachadas, na parte interna comprometida, na pintura, quanto no tratamento das esquadrias e cantarias, seguiram o princípio da mínima intervenção e do uso de produtos compatíveis com o original.   
        Atualmente, a Antiga Alfândega de Florianópolis forma com o Mercado Público Municipal e com o casario da Rua Conselheiro Mafra, uma das mais conhecidas paisagens urbanas de Florianópolis. Considerando que estas duas edificações de grande porte representam fisicamente o antigo limite do mar antes do aterro do centro, a salvaguarda deste bem cultural edificado simboliza a valorização da memória da cidade, o que será estimulado pelas atividades que serão desenvolvidas na Antiga Alfândega a partir 2011, com a criação da Casa do Patrimônio IPHAN – Florianópolis.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário