4 de fevereiro de 2011

IPHAN-SC promove oficinas com municípios do projeto Roteiros Nacionais de Imigração


O projeto Roteiros Nacionais de Imigração vem sendo desenvolvido pelo Iphan, desde a década de 1980, com o objetivo de reconhecer, valorizar e salvaguardar o patrimônio material e imaterial do imigrante, incentivando e promovendo ações voltadas para pesquisas, inventários, levantamentos fotográficos, seminários e obras de restauração em imóveis.
Com o desafio de desenvolver ações e iniciativas voltadas para a preservação do patrimônio cultural da região de imigração em Santa Catarina, foi assinado, em 2007, no lançamento oficial dos Roteiros Nacionais da Imigração, um Termo de Cooperação Técnica entre dezesseis municípios (1); o Iphan e demais parceiros (MinC, MDA, MTur, SEBRAE e Governo do Estado de Santa Catarina).
Após três anos da assinatura do Termo de Cooperação Técnica, que prevê como objetivo “promover e realizar ações que auxiliem na preservação do patrimônio do imigrante e implantação dos Roteiros Nacionais de Imigração”, faz-se necessário avançar em relação às atividades pelas quais os signatários desse documento se comprometeram.
Assim, buscando impulsionar o projeto Roteiros Nacionais de Imigração e incentivar o desenvolvimento de um instrumento voltado à política municipal de preservação do patrimônio cultural, a Superintendência Estadual do Iphan em Santa Catarina iniciou, em setembro de 2010, um processo de orientação e assessoria às prefeituras para a elaboração dos Planos de Ação para as Cidades Históricas, com base em metodologia desenvolvida pelo Iphan.
As Etapas Diagnóstico e Objetivos estão sendo finalizadas, e, para avaliação do material produzido até o momento e orientação sobre a Etapa das Ações, acontecerão três oficinas com a participação de representantes das prefeituras envolvidas e de técnicos e consultores do Iphan/SC. As oficinas estão agendadas para os dias 07/02, em São Bento do Sul; 08/02 em Pomerode; e 17/02 em Urussanga.

(1)Os municípios signátarios do Termo de Cooperação Técnica são: Ascurra, Benedito Novo, Blumenau, Indaial, Itaiópolis, Jaraguá do Sul, Joinville, Nova Veneza, Orleans, Pomerode, Rio dos Cedros, Rio do Sul, São Bento do Sul, Urussanga, Timbó e Vidal Ramos.

Um comentário: