3 de março de 2011

Casas de Pedra tornaram-se Patrimônio Nacional

Casas de Pedra da Família Bratti - Acervo IPHAN/ foto: Tempo Editorial


O imigrante Luigi Bratti nos idos de 1891 levou 14 anos para construir as casas-de-pedra que ficam numa parte alta de Nova Veneza com muito verde e num local privilegiado Estas casas tornaram-se patrimônio histórico estadual, foram tombadas, e restauradas em 2002 através da Lei Número 5725 de 30 de setembro de 2002.


Recentemente os proprietários receberam a notificação do IPHAN  que o conjunto das três casas-de-pedra também é patrimônio histórico nacional. Atualmente o sítio das casas-de-pedra recebe muitas visitas mas a infraestrutura ainda não é a ideal. Um dos proprietários, Tito Bortolotto está construindo um hotel na entrada da cidade, há 800 metros das casas e quer aproveitá-las como atração turística para seu empreendimento.


A Prefeitura de Nova Veneza  também demonstrou interesse em dar apoio para que o local possa contar com melhor infraestrutura para acomodar o turista. Um projeto está sendo elaborado para a busca de recursos junto às entidades culturais em Brasília, será concluído em breve e levado em mãos pelo proprietário Tito Bortolotto.


Quando os imigrantes chegaram na região se depararam com a floresta e muita pedra, foi quando Luigi aproveitou a matéria-prima abundante para edificar sua moradia que contava com uma cozinha e adega, outra era o dormitório e um estábulo. Estas três casas formam um conjunto de casa-de-pedra classificados como “excepcional” pelo IPHAN. Não há na América Latina um conjuntos de casas como estas e no mundo são rararíssimas.


Matéria original publicada no Portal Nova Veneza 

Nenhum comentário:

Postar um comentário