21 de março de 2011

IPHAN, Cinemateca Catarinense e SINTRACINE promovem lançamento do livro Cineclube, Cinema & Educação

 Três temas amplos que sempre estiveram juntos na formação de cineastas, na construção do imaginário, da identidade e da cultura brasileira, agora estão reunidos em livro. Cineclube, Cinema e Educação, organizado por Giovanni Alves e Felipe Macedo e publicado pela Editora Práxis, será lançado na quinta-feira, dia 24 de março, às 20h, na Cinemateca Catarinense, em Florianópolis.
Durante o lançamento serão exibidos os documentários Alfaiates de Marília, de Giovanni Alves e Rodrigo Gobbi, e Diálogos: o que é cineclube?, do coletivo Pão com Ovo (RS). Giovanni, que também é um dos autores do livro estará presente para conversar com o público os filmes e sobre a publicação, indicada principalmente para cineclubistas, profissionais do audiovisual, e interessados em cultura e educação. Haverá um debate sobre o tema do livro com mediação de Giovanni.
Com 23 artigos, o livro discute a democratização da produção e do acesso ao cinema como instrumentos de memória, cidadania e patrimônio cultural. A publicação surgiu a partir dos debates entre cineclubistas na internet e narra experiências e reflexões que formam uma ferramenta para trabalhar a idéia e a prática do audiovisual na educação formal, informal, e sobretudo criadora, transformadora.
Cineclube, Cinema e Educação traz artigos de Antonio Claudino de Jesus e Sáskia Sá, Flavio de Souza Brito, Regina Zauk Leivas, Marialva Monteiro e Regina Machado, Inês de Castro Teixeira, André Piero Gatti, Gabriel Rodríguez Álvarez, Jorge Nóvoa, Diorge Alceno Konrad, Bruno Chapadeiro Ribeiro e João Batista de Andrade, e dos organizadores da publicação.
O lançamento é uma promoção da Cinemateca Catarinese e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional de Santa Catarina com o apoio do Cineclube Independente, Cineclube Laguna, Cineclube Ieda Beck, Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros (CNC) e Sindicato dos Trabalhadores na Indústria do Audiovisual (Sintracine).


O quê: lançamento do livro Cineclube, Cinema e Educação, organizado por Giovanni Alves e Felipe Macedo.

Quando: quinta-feira (24 de março), às 20h

Onde: Cinemateca Catarinense/Instituto Arco Íris. Travessa Ratclif, 56, Centro, Florianópolis.


Quanto: gratuito


Cineclube, Cinema e Educação, organizado por Giovanni Alves e Felipe Macedo, Editora Práxis, 220 páginas, 2010, R$ 35.

Texto de: FIFO LIMA press | jornalismo cultural
Jeferson Lima
cine-luz.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário