4 de abril de 2011

Cineclube Laguna - Ciclo: Cultura Brasileira no Cinema


Fruto da parceria da SAV (Secretaria de Audiovisual) com o  IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) para implantar salas de cinema digital em patrimônios nacionais, sítios históricos e/ou bens isolados, atendendo os objetivos dos editais do Programa Mais Cultura: favorecer o encontro e a integração do público brasileiro com a produção audiovisual do nosso país.
Além de contribuir para a formação de platéias e o fomento do pensamento crítico, tendo como principal base obras audiovisuais brasileiras, o Cine Mais Cultura inaugura o Circuito Brasil, primeiro banco de dados habilitado a contabilizar o público do circuito não-comercial do país, capaz de emitir relatórios por filme, por unidade da federação, entre outros recortes.

Em abril, o Cineclube Laguna apresenta o Ciclo Cultura Brasileira no Cinema. Os filmes brasileiros são estruturados na literatura, nos personagens históricos e, principalmente, nos saberes e fazeres do povo brasileiro. Revelamo-nos por meio de nossas manifestações culturais e o cinema é uma delas... Assim, propomos para este mês:

dia 06 Noite de curtas metragens que apresentam obras de grandes mestres da literatura brasileira. Trabalhos díspares que demonstram possibilidades múltiplas da adaptação literário-cinematográfica.

 

 

 

  

  • A João Guimarães Rosa de Marcelo G. Tassara - SP, 1968, Animação, PB, 9 min.

  • A Moça que Dançou Depois de Morta de Ítalo Cajueiro - DF, 2003, Animação, Colorido, 11 min.

  • Biografia do Tempo de Joana Oliveira e Marcos Pimentel - RJ, 2004, Documentário, Colorido, 8 min.

  • Françoise de Rafael Conde - MG, 2001, Ficção, Colorido, 22 min.

  • Imensidade de Amilcar Monteiro Claro - SP, 2003, Ficção, Colorido, 15 min.

  • Meu Nome é Paulo LeminsKi de Cezar Migliorin RJ, 2004, Experimental, PB, 5 min.

  • Transubstancial de Torquato Joel - PB, 2003, Ficção, Colorido, 17 min.

* recomendação 16 anos
------

dia 13 Inspirado na história de Miguilim, da novela "Campo Geral" (Manuelzão e Miguilim), de João Guimarães Rosa (1908 – 1967). Filmado nas chapadas de Minas Gerais, sertão mineiro, região de poucas estradas e lugares ainda sem energia elétrica. Mutum quer dizer mudo. É uma ave negra que só canta à noite. E é também o nome de um lugar isolado no sertão de Minas Gerais, onde vivem Thiago, de dez anos, um menino diferente dos outros, e sua família. Através do seu olhar enxergaremos o mundo nebuloso dos adultos, com traições, violências e silêncios. Ao lado de Felipe, seu irmão e único amigo, Thiago será confrontado com este mundo, descobrindo-o ao mesmo tempo em que terá de aprender a deixá-lo.

 

  • Mutum de Sandra Kogut – BR, 2007, Ficção, Colorido, 95 min

* recomendação livre

------

dia 20 Comédia que conta parte da história da monarquia portuguesa, e elevação do Brasil, de colônia do império ultramarino português, a reino unido com Portugal. A morte do rei de Portugal D. José I de Bragança, em 1777, e a declaração de insanidade da filha herdeira do precedente, a rainha D. Maria I, em 1792, levam seu filho, príncipe D. João de Bragança e sua esposa, a infanta espanhola Carlota Joaquina de Bourbon, ao trono real português. Para escapar das tropas napoleônicas que invadiam Portugal, a corte portuguesa e o casal transferem-se para o Rio de Janeiro, onde vivem exilados por 13 anos e aí se desenrolam as peripécias de Carlota.

 

 

 

  • Carlota Joaquina: princesa do Brasil de Carla Camurati – BR, 1995, Ficção, Colorido, 100min

* recomendação livre
------
 

dia 27 Guiados pela paixão, os personagens de Amarelo Manga vão penetrando num universo feito de armadilhas e vinganças, de desejos irrealizáveis, da busca incessante da felicidade. O universo aqui é o da vida-satélite e dos tipos que giram em torno de órbitas próprias, colorindo a vida de um amarelo hepático e pulsante. Não o amarelo do ouro, do brilho e das riquezas, mas o amarelo do embaçamento do dia-a-dia e do envelhecimento das coisas postas. Um amarelo-manga, farto.

 

 

  • AMARELO MANGA de Cláudio Assis – RE, 2003, Ficção, Colorido, 2003

* recomendação 18 anos



Mais informações sobre os filmes:


Cineclube Laguna toda quarta-feira –  19h30min – entrada gratuita
Local: Praça Vidal Ramos, 118
Centro Histórico – Laguna/SC
Fone (48) 3644-1144

Nenhum comentário:

Postar um comentário